quinta-feira, 17 de julho de 2014

A Sociedade

A mais importante decisão de um empreendedor é a formação da sociedade. 
Quem são as pessoas que eu quero que viajem comigo nesta 'nave' que decola sem certeza nenhuma, mas "grávida de esperança"?
Esta é a questão mais importante que um empreendedor deve se colocar, pois a nave tem uma trajetória complicada e imprecisa e "failure is not an option".
Quem são os sócios ideais é uma pergunta sem resposta tecnicamente precisa.
Entretanto, algumas ideias do que buscar e do que evitar, podem ser alinhadas. 
Vou dizer o que eu acredito e já vi funcionar.
Sócios devem compartilhar o desejo de estabelecer e manter uma administração com veleidades de perfeição para a Companhia que é de todos.
Mas o que é administrar? Entendo que é o ato de gerenciar negócios, pessoas e recursos com o objetivo de alcançar resultados bem definidos, preferencialmente numericamente definidos.
Uma ideia importante sobre gestão é que não de gerencia o que não se mede; não se mede o que não de define; e não se define o que não se conhece ou entende.
Como entender um empreendimento e poder saber qual o porto de chegada, para fugir da terrível constatação de Sêneca "não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe onde ir"?
Para mim e devo dizer que aprendi isto com o Jim Collins, uma empresa feita para durar é aquela composta de pessoas disciplinadas, que tem um pensamento disciplinado e que age de maneira disciplinada.
Nós que queríamos mudar o mundo agora temos que ser disciplinados? Sim, se quisermos mudar o mundo.
O que seriam pessoas disciplinadas? São aqueles que cumprem o seu papel e participam das atividades do grupo de maneira cooperativa. Na empresa a competição é com o concorrente. Dentro da casa é cooperação organizada, dentro de um ambiente tenso. Sim, tenso como o de um desportista competindo.
Há dois papeis claros na companhia: os líderes e os que fazem parte do time. 
Um líder é aquele que leva o seu time ao resultado pretendido, fazendo as coisas do modo certo. Não tem nada a ver com messianismo, falar bonito ou influenciar pessoas. Tem a ver com time e  resultado.
Modo certo pode ter várias e diversas interpretações. Logo é uma afirmação vaga e portanto inútil.
Para evitar uma grande e infindável discussão, vamos combinar que 'do modo certo' é aquilo que você pode contar no almoço de domingo na frente de seus pais, sua ou seu companheiro e seus filhos, ficando orgulhoso do que está fazendo.
Um time disciplinado é formado por pessoas comprometidas com o projeto e que sintam-se dona dele. Escolham primeiro as pessoas, com este princípio, depois decidam o que cada um vai fazer e jamais o contrario.
Este grupo deve ter um pensamento disciplinado que pode ser medido por dois conceitos.
O primeiro deles é buscar fazer atividades na intersecção de três conjuntos: o conjunto das coisas que o grupo adora fazer, o conjunto daquilo que o grupo faz muito bem e, finalmente, o conjunto das atividades que dão retorno econômico. Os sócios tem o dever de zelar para que seja mesmo na intersecção desses três conjuntos, sem fantasia.
O segundo e importante conceito é o de 'face the brutal facts'.
É muito difícil assumir que as coisas não estão no caminho correto e a coragem para mudar de rumo é bastante rara. Isto é de uma importância fundamental, pois o começo da solução de um problema é admitir que ele existe.
Ação disciplinada é decorrência, mas tem muita técnica para garantir isto. 
Transformar todos os problemas em um PDCA (planejar correção, desenvolver solução, controlar e atualizar) e posteriormente identificar o processo produtivo e colocá-lo em uma rotina que poderá ser controlada por um SDCA (padrão, verificação, correção, atualização).
Sócios tem que ser complementares e não é mal que divirjam muito na defesa de seus pontos de vista.
O essencial é que as brigas sejam confinadas ao ambiente de discussão e finalmente deliberadas, seja pelo convencimento ou por uma arbitragem.
Terminado a reunião os problemas entre os sócios não pode ir para casa e nem para a rua, pois isto e péssimo para o negócio, dados que os sócios são os líderes que devem levar a companha para o resultado esperado.
Como nem sempre isto é possível, tem que haver um CEO, designado pelos sócios e um chefe do conselho de acionistas que organiza as reuniões desse 'deliberativo'.
Uma empresa não é um ambiente democrático. É um ambiente meritocrático.
Aí, se todos estiverem alinhados, o empreendimento pode ter nascido para durar e fazer sucesso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário